Pages

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Riscos de acidentes

Apesar de todos os estudos acadêmicos e campanhas de prevenção de acidentes o número de doenças profissionais e acidentes de trabalho continuam elevados. Nos últimos anos, a construção é considerada a quarta maior geradora de acidentes fatais no Brasil, devido ao grande crescimento que houve nesta área.
Os riscos ergonômicos é uma das grandes preocupações dos proprietários de empresas, porque são fatores que podem afetar a integridade física ou mental do trabalhador tendo a necessidade de atestado para afastamento e por consequência, uma redução na produtividade da organização.
            Os riscos no ambiente de trabalho é um grande fator a ser observado, pois é ali que pode estar o perigo.
Exemplo:
Ruído – Durante nosso dia-a-dia estamos sujeitos a ruídos excessivos que nos importunam, que causam o estresse, que interferem no nosso trabalho, podendo causar alterações auditivas permanentes.
Calor – Muitos trabalhadores passam parte de sua jornada de trabalho diante fontes de calor, como em siderúrgicas e padarias enfrentando condições desfavoráveis para a sua segurança e saúde. As consequências do calor exagerado são: a insolação (Surge em decorrência da falta de mecanismo do corpo para regular sua temperatura interior), Esgotamento (Resulta da perda de líquido por meio da transpiração e quando o trabalhador descuida-se de sua necessária hidratação), desmaio (Ocorre com o trabalhador que tem dificuldade de aclimatação em ambientes de temperatura elevada, principalmente no exercício de atividades que exigem pouca mobilidade), entre outros.
Poeira – A exposição à poeira causa tumores malignos, como câncer broncogênico, irritação da pele, mucosa dos olhos e do trato respiratório, etc..
Vibração - Os efeitos da vibração direta sobre o corpo humano pode ser extremamente grave. Alguns órgãos do corpo humano podem sofrer danos como: perda de equilíbrio, falta de concentração e visão turva, diminuindo a acuidade visual.

Umidade - Atividades executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, são capazes de produzir resfriados assim como doenças mais graves que causam grandes danos à saúde dos trabalhadores.

A dificuldade para obtenção de recursos tem levado a elaboração de programas de redução de acidentes com base em medidas de baixo custo. Essas medidas, simples na sua maioria, podem ser implantadas pela conserva e seus resultados, monitorados pelos funcionários da companhia em que trabalham.

Existem soluções de auto custo para a redução de acidente, que visam à eliminação total de algum fator gerador de acidentes, através da mudança radical nas características.

Porém, também existem soluções de baixo custo, a aplicação deste tipo de solução não significa que os acidentes serão obrigatoriamente evitados. Elas podem reduzir o risco, sem eliminá-lo totalmente. As medidas de baixo custo estão sendo bastante utilizadas pelas empresas, com placas de alerta que é muito importante para que o funcionário saiba do perigo da realização de um determinado trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário